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O ranking do desrespeito aos clientes
Exclusiva: a Justiça Federal constatou, através de vistoria realizada nos últimos dias 5, 6, 10 e 11 de novembro, por determinação do juiz federal André Dias Fernandes, que a espera dos clientes em filas de bancos chega a 76 minutos. O fato comprova o descumprimento à lei estadual 13.312, de 30 de junho de 2003, pela maioria dos bancos vistoriados. As conclusões da vistoria serão incluídas como prova nos autos da ação civil pública movida pela OAB-CE contra oito bancos. É o seguinte: a lei estadual determina que o tempo máximo de espera nas filas é de 15 minutos, em dias normais, e 30 minutos nas vésperas de feriados prolongados. Segundo o relatório apresentado pelos oficiais de Justiça que fizeram uma pesquisa de campo, a Caixa Econômica Federal registrou o maior tempo de espera. Nada mais, nada menos que 76 minutos, sendo que o tempo médio de espera é de 70 minutos. A seguir vem o Unibanco, com tempo médio de 61,5 minutos de espera. Em terceiro lugar no ranking do desrespeito aos clientes vem o Banco do Brasil, com tempo médio de 53 minutos.
A MULTA É DE 1% DO LUCRO DOS BANCOS
A vistoria determinada pelo juiz também avaliou as condições de atendimento (se há banheiro disponível e se há possibilidade de agendamento para clientes prioritários). Em 10 das 16 agências visitadas, a espera é em pé, mas há banheiro disponível para os clientes. Na ação impetrada pela OAB-CE em fevereiro do ano passado, é requerida uma indenização (milionária) de 1% dos lucros de cada banco, que seria depositado no Fundo Nacional de Direitos Difusos para ser aplicado em iniciativas de fiscalizações na defesa do consumidor e distribuição de material para conscientização dos consumidores. De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-CE, Hércules Amaral, não há definição sobre a sentença da ação nem prazo para que ela seja proferida, mas o termo de vistoria é um indício de que alguns bancos estão de fato descumprindo a legislação. "Isso já é um bom começo", afirmou o advogado.