Notícias
Agentes de crédito renegociam dívidas
As financeiras lançam promoções e facilidade para quitação de débitos. Há quem ofereça até 50% de desconto
Com a proximidade do Natal, o consumidor se movimenta para a compra dos presentes. Entretanto, a inadimplência pode atrapalhar os planos de quem quer aproveitar as ofertas das lojas para a temporada. Isto porque a falta de crédito limita as opções de pagamento e, na maioria dos casos, inviabiliza a compra. Para minimizar este problema, renegociar dívidas antigas é a melhor saída para recuperar o crédito.
De olho nesse público, as financeiras estão lançando promoções e facilidade para quitação de débitos. Já há até quem ofereça até 50% de desconto sobre o saldo devedor.
É o caso da TeleCheque, empresa de concessão de crédito para o varejo. Desde a última sexta-feira, a empresa divulga a campanha ´Recuperando seu crédito, 2009 sem crise´. ´O objetivo é permitir que os consumidores inadimplentes, que emitiram cheques para o pagamento de compras e serviços nos estabelecimentos afiliados à TeleCheque, quitem suas dívidas e voltem a ter crédito´, explica Dirlene Martins, diretora da empresa. Para isso, a campanha de recuperação de crédito, que está no terceiro ano consecutivo, oferece descontos de 15% a 50% sobre o saldo devedor dos inadimplentes, para pagamento único até o dia 10 de dezembro próximo. Os descontos funcionarão conforme a data do cheque, quanto mais antiga, maior o desconto.
De acordo com ela, a iniciativa é uma oportunidade para o consumidor que passou por uma dificuldade momentânea ter seu crédito de volta, tanto para fazer as compras de Natal, como para começar o ano de 2009 com o nome limpo.
´Dessa forma, o consumidor que quitar seus débitos este ano, poderá ocupar seu rendimento para pagar as contas típicas do início do ano, como IPVA, IPTU, material escolar, ou até mesmo adquirir novos bens´, acrescenta.
Outra empresa do setor que também vem estimulando a renegociação de dívidas antigas é a Losango. Especialista em crédito pessoal no varejo, a financeira, embora não tenha lançado campanha específica para quitação de débitos, informa que a rede de atendimento em todo o País está à disposição do consumidor para que este possa oferecer ou solicitar uma proposta para renegociação de dívidas com descontos e prazos maiores, regularizando, assim, a sua situação.
A Finasa e a Fininvest orientam seus clientes a procurar uma loja da financeira e buscar a negociação. Elas trabalham caso a caso. É conversar e ver a proposta para renegociação. ´O desconto a ser concedido depende do relacionamento do consumidor, como as condições do contrato, serviço contratado´, informou a assessoria de imprensa da Fininvest.
Anchieta Dantas Jr./Carol de Castro
Repórteres
OPINIÃO
Consumidor deve avaliar bem os juros
HÉRCULES DO AMARAL
Defesa do Consumidor da OAB-CE
No caso de superendividamento, fenômeno que preocupa muito, a renegociação é uma saída. Mas, os juros são exorbitantes, as proposta são onerosas, raramente atendem ao consumidor. Não se enganem, as financeiras estão buscando se capitalizar, recuperar o crédito por conta da crise. Só é vantajoso, quando há perdão das multas e redução dos juros, mas o que acontece é uma dilatação de prazos, envolvendo juros de novo. É bom pensar muito bem antes de contratar nova dívida.